Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência possível ao visitar este site. Visite a nossa política de privacidade para mais informações sobre isso. Para aceitar o uso de cookies não essenciais, por favor, clique em "Concordo"
A coenzima Q10 ou Ubiquinona, é uma pseudovitamina, com propriedades antioxidades e é fundamental no transporte de elétrons na cadeia respiratória mitocondrial.
A ubiquinona está presente em todos os tecidos e órgãos humano, porém com concentração maior em tecidos de alto poder de renovação de energia.
Nosso organismo produzi a coenzima Q10, porém com a idade, essa produção diminui, por isso podemos adquirir de forma exogena (suplementação).
A produção máxima ocorre por volta dos 25 anos de idade e com o passar do tempo diminui, ao ponto que com 65 anos produzimos 50% do que era produzido ao 25 anos.
Alimentos que contém a Coenzima Q10
A CoQ10 é sintetizada no organismo a partir de alimentos ricos em tirosina, fenilalanina e ácido Fólico. As principais fontes são: Nozes, óleo de soja, amendoim e sardinha
As diretrizes de dosagem da CoQ 10, seguras e bem toleradas para adultos foram de 100mg até 1.200 mg / dia.
Benefícios
Níveis adequados de coenzima Q10 auxilia na redução da fadiga e estresse mental e pode auxiliar em inúmeras doenças, como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, enxaqueca, envelhecimento e síndromes metabólicas.
Deficiência
Além do envelhecimento, outras causas que levam a deficiência da CoQ10 são: mutações genética, medicamentos e doenças.